Semana de Formação Pedagógica

domingo, julho 24, 2011

A semana de Formação Pedagógica proporcionou aos docentes, do MLH, espaço e tempo para reflexão sobre as nossas ações e planejar o curso do segundo semestre. A primeira etapa foi organizada para que se refletisse sobre leituras e suas diferentes formas no cotidiano da sociedade. Ainda na primeira etapa foram analisados os índices de reprovação nos últimos anos da escola e a resolução que determina a não retenção do aluno até o terceiro ano das séries iniciais.
Na segunda etapa, foi abordado o uso das tecnologias, principalmente o uso da internet pelos alunos. O segundo momento contou com a apresentação de um quadro teatral, apresentado por professores que representaram uma cena do cotidiano escolar. A cena serviu para um estudo de caso e reflexão sobre as metodologias que estamos utilizando na nossa sala de aula. 
No seguimento ocorreu o encontro dos professores das séries iniciais com os das séries finais do Ensino Fundamental, dialogando sobre as dificuldades constatadas na passagem dos alunos do quinto ano para o sexto ano. Os docentes do Ensino Médio analisaram os conteúdos programáticos que constam nos novos livros didáticos e compararam com os conteúdos que estão previstos em nossos planos.

 
A Jornada de Integração e Formação Pedagógica, realizada na Escola Antão de Faria, oportunizou conhecer as escolas que atendem alunos do bairro Bom Jesus, integrar-se com outros colegas, palestra sobre processo de aprendizagem, dinâmica de integração, participar de oficinas sobre a inclusão, o lúdico e as metodologias.

Foto MJ
Dinâmica de integração

Foto:MJ
Apresentação de dança "Grupo de alunos da Escola Antão de Faria"

Foto:MJ
Oficina sobre "Metodologias e o Lúdico na sala de aula"

Foto MJ
Oficina sobre Inclusão 
 No horário do intervalo entre o turno da manhã e o da tarde ocorreu o almoço de confraternização entre todos os professores presentes no evento com muita descontração, conversas e alegria. 
 A Jornada aconteceu com a participação de aproximadamente 150 professores das seis escolas que lá estiveram reunidas. Na sequência uma série de fotos registrando os momentos marcantes do dia 20 de julho. 
Psicólogas Tatiane e Vera.

 No encerramento, contamos com a presença do brinquedista Ricardo Cohen (conhecido como Coquito), que abordou a questão do brincar e a construção do conhecimento através do lúdico.
Foto: Cortesia MJ

0 comentários: