Feira do livro...

quinta-feira, agosto 27, 2009

Feira do Livro de Porto Alegre
O planejamento da visitação escolar


Para que a visitação escolar à Feira do Livro seja agradável e produtiva, é essencial um planejamento cuidadoso. Neste momento, muitos professores já agendaram ou estão agendando turmas de alunos para encontros com escritores e ilustradores no Teatro Sancho Pança (http://camaradolivro.com.br/arquivos/33.doc), na Arena das Histórias
(
http://camaradolivro.com.br/arquivos/39.doc) e na Casa do Pensamento (http://camaradolivro.com.br/arquivos/40.doc).
Além de se apropriarem das obras dos autores, recomenda-se aos professores que pretendem visitar a Feira com seus alunos que leiam os textos abaixo, e reflitam sobre seu papel no processo de mediação da leitura:
- Por um espaço especial para a literatura na escola – artigo de Anna Claudia Ramos e Luiz Antonio Aguiar -
www.aeilij.org.br/secao.asp?idsecao=11
- Formação de leitores e razões para a literatura
– palestra de Ricardo Azevedo - www.ricardoazevedo.com.br/artnew03Mfim.htm
- Declaração do Seminário Nacional de Formação de Mediadores de Leitura – Ezequiel Theodoro da Silva (relator) -
www.vivaleitura.com.br/pnll2/noticias_show.asp?id=313
Está aberto, também, o agendamento para os espetáculos do Teatro Sancho Pança destinados a alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, que ocorrerão nos dias úteis da Feira, sempre às 20h (http://camaradolivro.com.br/arquivos/38.doc).
E, a partir do início de outubro, alunos de escolas infantis com mais de cinco anos e do ensino fundamental poderão ser inscritos para os espetáculos do Teatro Sancho Pança, que ocorrerão pela manhã e tarde, nos dias úteis da Feira.
A programação do QG dos Pitocos, o espaço das crianças em idade pré-escolar na Feira terá suas inscrições abertas no dia 26 de outubro.
Fonte:Folha do Livro 21/Ano 02 – Porto Alegre, 26 de agosto de 2009

0 comentários: