JORNADA PEDAGÓGICA 2010/MLH - II

domingo, julho 25, 2010

A acolhida, no dia 20, teve como tema o Dia do Amigo. Os professores participaram de um desafio proposto pela coordenação da jornada, do qual ninguém deveria sair, da área coberta, sem levar uma palavra amiga de seus colegas. Todos viveram um momento lúdico, fraterno, de muita alegria e descontração. A criatividade se fez presente e todos saíram com o registro, por escrito, do carinho de seus colegas.

A Jornada Pedagógica/MLH, no seu segundo encontro, teve como pauta - no turno da manhã - o Projeto Cooperativo de Aprendizagem Docente. Os participantes da jornada foram divididos em dois grupos de trabalho. O primeiro grupo, sob a coordenação da professora Nina, obteve informações sobre o referencial, a estrutura e a metodologia de trabalho desse projeto que visa a formação contínua do corpo docente através de uma ação cooperativa de construção de conhecimentos. O segundo grupo participou, com a coordenação do professor João Antonio, de uma oficina de conhecimentos básicos de informática e de orientações para a utilização da sala de informática. No momento seguinte, os grupos trocaram de sala para todos iniciarem o semestre conhecendo as novas propostas.


No turno da tarde, a proposta de ação foi voltada para o contexto escolar. Nosso convidado, Alexandre Antunes, do grupo de pesquisa NECAEA, convidou os presentes para participarem de uma série de dinâmicas de grupo que construíram condições para que os professores dessem asas a sua criatividade, expressando as situações do cotidiano escolar, através de pequenas apresentações. O grande grupo foi convidado a dar outro desfecho para as cenas que eram "congeladas" provocando dessa forma a interação e reflexão sobre as ações encenadas pelos demais colegas. As ações provocaram reflexões que desencadearam em propostas para novas ações, do corpo docente, junto aos educandos.


A última etapa da tarde foi coordenada pelos nossos convidados, também do grupo de pesquisa NECAEA, Luciano, Natália, Bruna e Cíntia que orientaram as atividades sobre conceitos empregados nas disciplinas. Os professores trabalharam com os cadernos do programa "Lições do Rio Grande", identificando, selecionando e colocando em jogo conceitos das diferentes áreas curriculares. A atividade instigou a desconstruírem certezas, a trabalharem com o inusitado e pensarem nas necessidades e possibilidades que encontrarão ao se engajarem em atividades interdisciplinares.

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