Alimentação

sábado, agosto 09, 2008

Caros(as) professores! Nós recebemos o texto abaixo, colaboração da nutricionista Karina Prokopiuk, no qual podemos ver a importância da alimentação para os estudos dos nossos educandos. Esse texto também está no blog dos alunos: www.nossaescolamlh.blogspot.com
Vamos divulgar para nossos alunos, pois é importante para o desenvolvimento integral e a manutenção de uma boa saúde!

Alimentação saudável ajuda nos estudos

À medida que o fim do ano chega e com ele se aproxima o vestibular, o estudante tende a ficar sobre estresse, afinal, além dos preparativos para a prova mais esperada do ano, ele precisa se preocupar também, com as avaliações finais do colégio. Conciliar todos os estudos faz com que a ansiedade aumente e que o estudante, muitas vezes, pule refeições ou a substitua por lanches inapropriados.
Uma alimentação equilibrada aumenta a memória, melhora a capacidade cardiorespiratória e a circulação sanguínea na mente. Sem se alimentar bem, o estudante se sente mais cansado, ansioso e irritável do que se sentiria caso estivesse ingerindo uma dieta mais balanceada.
Beba muita água para evitar gastrite e dores estomacais. O ideal é de oito a dez copos por dia. A água ajuda a manter o bom funcionamento dos sistemas da memória.
O ideal é comer mais vezes ao dia, de 5 a 6 refeições, porem em menores porções.
Entre as principais refeições utilize frutas, iogurtes, barra de cereais como lanches.
Embora as “porcarias” não sejam indicadas, uma porção pequena de chocolate (um bombom ou uma barra de 30g) pode ser benéfica pelo composto estimulante como a cafeína. Mas cuidado, nos momentos de mais estresse realmente elimine as gorduras trans (que está nos salgadinhos, nas bolachas, no açúcar refinado, em doces) e o álcool. Além de prejudicar a digestão eles diminuem muito o rendimento para os estudos. Para substituir o desejo por essas guloseimas, prefira as barras de cereais, salgadinhos assados, sucos de fruta, iogurtes, biscoitos integrais, frutas.
As melhores fontes de energia vêm dos carboidratos integrais (massa integral, pão integral, bolacha integral, arroz integral), pois são ricos em nutrientes e têm um leve efeito calmante – fundamental para os estudantes que estão estressados e ansiosos.
Os carboidratos refinados (pão branco, massa, arroz, sorvete, salgadinhos, bolos) podem provocar mais cansaço, pois liberam altas doses de açúcar no sangue, portanto na hora de consumir cuidado com o excesso.
Ainda tem aqueles alimentos que fazem parte de uma dieta equilibrada e ajudam na memorização, como é o caso do sanduíche de pão integral com queijo branco e peito de peru – uma boa fonte de proteínas e carboidratos integrais.
Bons estudos para todos.
Nutricionista Karina Prokopiuk

0 comentários: